Mãos de Luz | Clínica de Terapias Naturais e Escola de Formação Terapeutica

Coisas Que Todos Podem Fazer Para Ajudar Uma Pessoa Deprimida

Coisas Que Todos Podem Fazer Para Ajudar Uma Pessoa Deprimida

Uma pessoa pode se sentir deprimida devido a muitas razões diferentes. Seja a pressão financeira ou uma doença crônica, a depressão pode afetar o comportamento de uma pessoa, sentimentos, pensamentos, tendências e até mesmo a sensação de bem-estar. De acordo com o relatório da World Heart Organization (WHO) de 2018, a depressão é um transtorno mental bastante comum que afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo [1]. Desnecessário dizer que a depressão está em ascensão a nível mundial e é por isso que é importante para todos desempenhar o seu papel em ajudar as pessoas afetadas pela depressão.
Você conhece alguém em seu círculo que está deprimido? Você quer ajudar essa pessoa, mas não sabe como fazer isso? Em vez de não fazer nada sobre isso, você pode fazer pequenas coisas que podem ser realmente úteis para apoiar uma pessoa deprimida em sua recuperação. Seu encorajamento e apoio podem ajudar essa pessoa a superar os pensamentos negativos e, eventualmente, a depressão.
Palavras Importantes
É importante entender que uma pessoa deprimida se sente vulnerável. É aqui que palavras gentis e carinhosas podem significar um mundo para essa pessoa. Diga estas palavras e deixe essa pessoa saber que você vai ajudá-la fazendo o que puder: • Você precisa de alguém para conversar? • Eu me preocupo com você! • Há algo que eu possa fazer por você? • Eu estou aqui por você • Sua presença em minha vida significa muito para mim • Eu posso entender, eu realmente entendo • Você é uma pessoa forte • Sempre há esperança Essas palavras podem parecer menos comoventes para outras pessoas, mas uma pessoa deprimida pode realmente encontrar esperança nessas palavras. Seja um bom ouvinte e deixe a outra pessoa falar.

Vá para a causa da depressão fazendo perguntas
É fundamental fazer perguntas para entender melhor a causa raiz. Há grandes chances de que seu amigo não lhe conte tudo voluntariamente. É por isso que é importante fazer perguntas para entender melhor por que essa pessoa está deprimida. Faça perguntas como: • Quando você começou a sentir-se deprimido? • Existe alguma coisa que a tenha desencadeado? • O que faz você se sentir mal por si mesmo? • Você tem pensamentos suicidas? • Existe alguma coisa que te faça sentir feliz? Demonstre paciência enquanto faz perguntas porque seu amigo está passando por uma fase difícil de sua vida. Pode levar algum tempo para o seu amigo se abrir e é aí que a sua paciência pode desempenhar um papel crucial.
Ajudar a Identificar e Lidar com Fontes de Estresse
Inquestionavelmente, um dos principais contribuintes para a depressão é o estresse. É responsável por interromper as estratégias de enfrentamento saudáveis de uma pessoa deprimida e torna-a mais indefesa diante de mudanças de humor. O que você pode fazer é identificar as fontes de estresse e tentar encontrar melhores soluções para elas.
Diga a essa pessoa que ela é forte
O Dr. DePaulo explica em seu livro ‘Understanding Depression: What We Know and What You Can Do About It’ que uma pessoa deprimida acredita que ela não é digna de amor. Isso explica por que uma pessoa que sofre de depressão não quer se comunicar com sua família e amigos. É aqui que você pode ajudar essa pessoa, lembrando-a de seus pontos fortes. Você pode citar bons momentos em sua vida, encorajá-la a ficar forte e dizer-lhe que o tempo ruim nunca fica por muito tempo, um bom momento virá.


Acompanhá-la para um Médico ou Sessões de Terapia
Mesmo que haja um estigma em torno de obter ajuda de saúde mental, você tem que convencer essa pessoa a ir com você para um médico ou sessões de terapia. É melhor que você acompanhe a pessoa, porque há chances de que ela não vá sozinha. Este pequeno gesto de carinho pode fazer com que a pessoa sinta que há pessoas que realmente se importam com ela.

Faça-a Sorrir
Segundo pesquisas, uma das melhores coisas para uma boa saúde mental é rir. O humor pode ajudar no tratamento de pacientes com ansiedade e depressão. Você pode fazer a outra pessoa rir contando uma história boba, lembrando dos bons velhos tempos, assistindo a um filme engraçado ou mesmo fazendo algo que ela ama.
Conclusões para Você
Ao fazer todas as coisas acima mencionadas, você não pode esperar por mudanças dramáticas. Sua ajuda pode ajudar no processo de recuperação que leva tempo. Você precisa mostrar paciência e deixar que seu amigo saiba que você está ao lado dele, nos momentos bons e ruins, e não o abandonará. A depressão pode ser curada com a ajuda de medicação, mas por que ir lá quando o seu apoio incansável pode desempenhar o papel de um anti-depressivo!
Resumindo, pode-se dizer que pequenas coisas podem ter um impacto duradouro na vida de alguém. Leve seu amigo deprimido para apoiar grupos ou até mesmo passar algumas horas por dia com ele. Lembre-se de que seus esforços podem mudar a mente de alguém e até impedi-los de tentar o suicídio!
Pesquisa: Rosmary Machado
Fonte: www.kueez.com