Mãos de Luz | Clínica de Terapias Naturais e Escola de Formação Terapeutica

Propriedades e Benefícios do chá de Pau Tenente

Propriedades e Benefícios do chá de Pau Tenente

Propriedades do chá de Pau Tenente
Rico em quassina, pectina e taninos, o chá de Pau Tente age como adstringente, antiespasmódico, aperiente, depurativo, digestivo, febrífugo, anti-inflamatório e vermífugo.
Benefícios do chá de Pau Tenente
Limpa gordura
Abastado em substâncias adstringentes, o chá que emagrece consegue limpar a gordura contida no sangue. A ação, além de ajudar na perda dos quilos indesejados, ainda combate o colesterol que, quando elevado, pode causar doenças cardiovasculares.
Combate espasmos
Os espasmos são movimentos involuntários do estômago, intestino ou bexiga que causam dores, vômitos e diarreias. As substâncias contidas na quina combatem estas ações.
Abre o apetite
Cheio de substâncias aperientes, o chá que emagrece, se ingerido de forma errada, pode apresentar o resultado contrário, já que abre o apetite atrapalhando aqueles que desejam diminuir a ingestão de alimentos para emagrecer. Neste caso, opte por alimentos saudáveis e integrais.
Elimina toxinas
Diariamente milhares de toxinas são ingeridas e produzidas através da digestão dos alimentos. Para eliminá-las, o organismo conta com a ajuda das substâncias depurativas, que captam as moléculas nos órgãos – rim – e na corrente sanguínea e eliminam através da urina.
Melhora a digestão
Uma das características das substâncias do chá de Pau Tenente é aumentar as secreções estomacais e intestinais, ação facilita e acelera a digestão e ainda melhora o movimento peristáltico do intestino e aumenta o volume do bolo fecal, combatendo a constipação.
Mas não é só: a folha de Pau Tenente ainda é capaz de fortalecer o sistema hepático – fígado; combater cólicas uterinas e intestinais; tratar infecções; diminuir febres e combater a anemia.
Como fazer chá de Pau Tenente
O chá pode ser feito com as folhas in natura, desidratadas ou em pó.
Ingredientes:
2 colheres de sopa de folhas ou pó de Pau de Tenente;
1 litro de água filtrada;
Como fazer:
Leve a água com as folhas ao fogo até antes de começar a ebulição. Desligue o fogo e abafe por 10 minutos. Tome 2 ou 3 xícaras por dia.