Mãos de Luz | Clínica de Terapias Naturais e Escola de Formação Terapeutica

Benefícios do Açúcar de Coco

Benefícios do Açúcar de Coco

Na busca por alternativas mais saudáveis, diversas pesquisas estão sendo realizadas para encontrar produtos que tenham o mesmo poder adoçante do açúcar tradicional, mas que não causem tantos danos à saúde. Entre os diferentes alimentos disponíveis atualmente no mercado, está o açúcar de coco


1. Ajuda no controle da glicemia
O açúcar de coco tem baixo índice glicêmico, ou seja, ele entra de forma mais lenta na corrente sanguínea, evitando a rápida liberação de insulina e ajudando a controlar as taxas de glicose no sangue. No caso do açúcar simples refinado, que tem alto índice glicêmico, a entrada do açúcar no sangue é rápida e isto pode causar uma liberação excessiva de insulina e, com o passar do tempo, pode causar um quadro inicial de diabetes.
Devido ao controle da glicemia, o açúcar de coco para diabéticos pode ser uma opção no lugar do adoçante. Neste caso, porém, deve sempre haver a orientação de um médico antes que seja feita qualquer modificação na alimentação do paciente.


2. Ajuda no controle da saciedade
Os alimentos ricos em açúcar refinado contêm alto índice glicêmico e, quando chegam à corrente sanguínea de forma rápida, o pâncreas libera a insulina, e com a retirada da glicose, as taxas de glicemia diminuem e há um aumento da sensação de fome.
Ao consumir alimentos com baixo índice glicêmico, como o açúcar de coco ou mascavo, esta liberação da insulina é menor e mais lenta, evitando os picos de fome e ajudando no controle da saciedade.
3. Auxilia no controle de peso
Os benefícios do açúcar de coco para quem precisa controlar o peso são inúmeros. O primeiro deles está relacionado ao fato dele evitar os picos de fome causados pelo açúcar refinado tradicional. Juntamente com o controle do apetite e da fome, há uma menor ingestão de alimentos e o total de calorias consumido no dia passa a ser menor.
Outra questão está relacionada à liberação da insulina. Este hormônio é um dos grandes responsáveis pelo acúmulo de gordura no organismo. Logo, ao se utilizar o açúcar de coco haverá menor liberação da insulina e o corpo terá menor propensão a acumular gordura em excesso.
Vale lembrar que, apesar do açúcar de coco ter índice glicêmico menor do que o açúcar refinado, ele contém, aproximadamente, a mesma quantidade de calorias que o açúcar tradicional e que, portanto, não se deve fazer um consumo de grandes quantidades do mesmo.
4. É mais saudável que outros açúcares
Um dos grandes questionamentos em relação dos produtos refinados, como o açúcar branco, é a utilização de produtos químicos durante o processo de refino, causando não somente a retirada de muitos nutrientes do alimento, como também trazendo substâncias com potencial agressivo à saúde.
O açúcar de coco ou mascavo não passam por esse processo, e portanto, além de manter muitos nutrientes em sua composição, deixando-o mais nutritivo, ele também não contém as substâncias com potencial nocivo, além de não serem utilizados aditivos na sua fabricação.
5. Auxilia no ganho de massa muscular
Há benefícios do açúcar de coco também para quem deseja ganhar massa muscular. Muitas vezes, nas dietas para hipertrofia, há uma restrição dos alimentos ricos em carboidratos, pois estes podem contribuir para o aumento excessivo das camadas de gordura. No caso do açúcar de coco, o controle da taxa de glicemia é maior e há menor liberação da insulina, evitando-se assim o aumento da gordura corporal.
Além disso, o açúcar de coco é rico em potássio e este mineral é fundamental para auxiliar nos processos de contração e relaxamento dos músculos, auxiliando na redução das dores e câimbras provenientes dos treinos e de atividades físicas regulares. O potássio também participa do processo de síntese de proteínas, acelerando, assim, a recuperação muscular e o crescimento das fibras, ajudando no ganho de massa muscular.
6. Evita a retenção de líquidos
O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar refinado ou sal pode aumentar, consideravelmente, a quantidade de líquidos retidos no organismo, causando, inclusive, o aumento de peso corporal e de medidas. Com o uso do açúcar de coco, haverá menor retenção de líquidos, pois a glicose é liberada de forma mais lenta.
Além disso, este açúcar é rico em potássio, que é um mineral fundamental para auxiliar no equilíbrio de líquidos no organismo, promovendo o controle da quantidade correta de água dentro das células. Enquanto o sódio age retendo líquidos, o potássio auxilia na eliminação da água.
7. Melhoram a saúde do sistema nervoso
Entre os muitos benefícios do açúcar de coco estão a melhoria de diversas funções do organismo, entre elas as funções do sistema nervoso. Este alimento é rico em vitaminas do complexo B, como a tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina (vitamina B3) e a piridoxina (vitamina B6).
Essas vitaminas auxiliam na formação das fibras nervosas e dos neurotransmissores, melhorando, assim, a troca entre os neurônios e promovendo uma melhoria na saúde do sistema nervoso e auxiliando na manutenção das funções cognitivas de concentração, foco e memória.
8. Melhora a saúde da flora intestinal
O açúcar de coco possui em sua composição uma fibra chamada de inulina. Esta fibra é considerada prebiótica, ou seja, ela auxilia na nutrição das bactérias benéficas à saúde e que estão presentes no intestino. Entre os benefícios do açúcar de cocô que vêm da inulina está a diminuição dos riscos de câncer no intestino, pois ela ajuda a manter a flora intacta e impede o crescimento de células cancerígenas.
9. Fortalece o sistema imunológico
Outra grande vantagem da fibra inulina é que, ao proteger e melhorar o desenvolvimento das bactérias benéficas do intestino, ela também ajuda a fortalecer o sistema imune, pois evita o desenvolvimento de bactérias nocivas e que possam causar doenças.

Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-do-acucar-de-coco-como-fazer-receitas-e-dicas/#8TAZBKBWSbjqfUuA.99