Mãos de Luz | Clínica de Terapias Naturais e Escola de Formação Terapeutica

BENEFÍCIOS DA CANELA PARA A SAÚDE

BENEFÍCIOS DA CANELA PARA A SAÚDE


Por:Tatiana Zanin
Nutricionista
A canela pode ser usada como planta medicinal porque possui propriedades que melhoram a saúde do indivíduo.
Os principais benefícios da canela incluem:
Ajudar a controlar a diabetes porque melhora a utilização do açúcar;
Melhorar transtornos digestivos como gases, problemas espasmódicos e para tratar a diarreia devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório;
Combater as infeções das vias respiratórias pois tem um efeito secante nas mucosas e é um expectorante natural;
Diminuir a fadiga e melhorar o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stress;
Ajudar a combater o colesterol pela presença de antioxidantes;
Ajuda na digestão, principalmente quando misturada ao mel porque o mel tem enzimas que facilitam a digestão e a canela efeito antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatóri
Diminui o apetite pois é rica em fibras;
Reduz o acúmulo de gordura porque melhora a sensibilidade dos tecidos à ação da insulina;
Melhora o contato íntimo porque é afrodisíaco e melhora a circulação sanguínea, aumentando a sensibilidade e o prazer, o que também favorece o contato sexual.
Canela estimula o cérebro e previne Alzheimer A canela estimula o cérebro e atua na prevenção do Alzheimer porque contém cinamaldeído, cumarina e taninos que são capazes de inibir o acumulo de toxinas no corpo, inclusive no cérebro, atua sobre a proteína tau, que está envolvida na doença de Alzheimer e ainda ajuda a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, diminuindo a probabilidade da pessoa desenvolver Alzheimer, que é perda progressiva da memória.
Como usar a canela para prevenir o Alzheimer.
Várias pesquisas científicas foram realizadas para avaliar como especiarias como canela, gengibre e açafrão atuam na prevenção e tratamento da demência. Com estes estudos pode-se concluir que o consumo regular da canela atua na prevenção do Alzheimer
Para ajudar na prevenção do Alzheimer deve-se consumir a canela regularmente em todas as refeições, mas também é essencial manter o estímulo cerebral estudando, lendo livros e fazendo jogos que estimulam a cognição, como palavras cruzadas, por exemplo.
Algumas sugestões de uso da canela são:
Polvilhar a canela na fruta cozida, como maçã, pera ou banana;
Tomar um chá que pode ser feito com 500 ml de água e 1 pau de canela; 
Adicionar a canela em pó no mingau de aveia, que ainda ajuda no controle da taxa de açúcar no sangue.
Uma outra forma pode ser comprar a canela em cápsulas e tomar de 500 mg a 1g por dia, ou segundo orientação médica, porque a dose diária de segurança é de 2 gramas diários.
Embora qualquer pessoa possa desenvolver doenças mentais como o Alzheimer, as pessoas que tem maiores chances são aquelas que tem familiares diretos, como pais ou avós. Para estas o consumo regular de boas doses diárias de canela, pode ser ainda mais indicado.
As contraindicações da canela incluem mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, porque ela favorece a contração uterina e pode ser prejudicial ao feto, e seu uso também deve ser diminuído em caso de úlceras gástricas ou intestinais. 
A canela pode ser utilizada de diversas maneiras, uma delas é polvilhar a canela em pó sobre sobremesas, cremes, mousses e mingau tendo assim todos os benefícios da canela em pó. Uma outra forma de consumir a canela é em forma de chá.
Confira a receita do Chá de gengibre e canela para tosse.
O chá de gengibre e canela é um ótimo remédio caseiro para a tosse especialmente para tosse com catarro porque o gengibre tem propriedades expectorantes.
O chá de gengibre e canela ajuda a diminuir a tosse porém a tosse pode ser acompanhada de outros sintomas como dor no corpo e por vezes febre quando aparece acompanhada de febre é importante consultar o médico.
Ingredientes
5 cm de gengibre
1 pau de canela 
1 litro de água 
Modo de preparo
Ferver a água e depois com o fogo desligado, deve-se, então, acrescentar a canela e o gengibre. O chá deve ser coado e não necessita ser adoçado
O indivíduo com tosse deve beber 2 xícaras do chá ao dia. O chá de gengibre e canela tem um sabor muito agradável, podendo ser bebido frio ou quente. Sendo um ótimo refresco para o verão.
Informação Nutricional da Canela

Componentes Quantidade por 100 g de canela
Energia 252 calorias
Água 10 g
Proteínas 3,9 g
Gorduras 3,2 g
Carboidratos 55,5 g
Fibras 24,4 g
Vitamina A 26 mcg
Vitamina C 28 mg
Cálcio 1228 mg
Ferro 38 mg
Para ter todos os benefícios da canela para saúde basta o consumo de 1 colher de café de canela em pó por dia.
Como usar a canela
As partes utilizadas da canela são a sua casca, encontrada nos supermercados em forma de pau de canela, e o seu óleo essencial, que pode ser encontrados em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação. Uma forma popular de aproveitar os benefícios da canela é tomar o seu chá. Para o chá:
Ingredientes:
150 ml de água
1 pau de canela
Preparo:
Colocar 1 pau de canela em uma xícara de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Depois consumir até 3 xícaras por dia, antes das refeições.
Polvilhar 1 colher de chá de canela em pó na salada de frutas ou na mingau de aveia são ótimas estratégias para baixar naturalmente a glicose do sangue, sendo útil no controle da diabetes e para emagrecer.
Propriedades da canela
A canela tem ação antibacteriana, antiviral, antifúngica e antioxidante, ela ainda estimula as defesas do corpo, tendo ação antiespasmódica, anestésia e probiótica. Por isso, a canela é boa para melhorar a circulação, reduzir o colesterol, aumentar a resistência ao stress, melhora a ação da insulina, melhora a energia metal, a concentração e a motivação pessoal. Também é boa para secar o catarro, é rica em magnésio e controla a dor e a rigidez muscular.
Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais da canela incluem alergias e irritação na pele, e não deve ser consumida em caso de úlceras gástricas ou intestinais. A canela também não deve ser consumida durante a gravidez porque favorece a contração uterina que pode levar ao aborto ou parto prematuro.
Receitas saudáveis com canela
Receita de Bolo de Banana e Canela
Ingredientes:
5 ovos
2 e ¼ xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar demerara
1 colher de sopa de fermento em pó
¾ xícaras de chá de leite
2 bananas amassadas
1 xícara de chá de óleo
½ xícara de chá de nozes trituradas
Modo de preparo:
Bater os ovos, o açúcar, o leite e o óleo por cerca de  5 minutos no liquidificador. Em seguida, acrescentar a farinha de trigo e o fermento em pó, batendo mais um pouco para misturar tudo. Por último, passar a massa para um recipiente, juntar as bananas amassadas e as nozes trituradas e mexer bem até a massa ficar uniforme.
Colocar a massa em uma forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180º até dourar. Em seguida, polvilhar canela por cima do bolo.
Receita de Maçã assada com Canela
Ingredientes:
2 Unidades de Maçã
2 Unidades de Pau de canela
2 Colheres de sopa de Açúcar mascavo
Modo de preparo:
Lavar as maçãs e retirar a parte central, onde está o talo e as sementes, mas sem partir as maçãs. Colocar as maçãs em um refratário próprio para forno, colocando um pau de canela no centro e polvilhando com açúcar. Levar ao forno a 200ºC durante 15 minutos ou até as maçãs ficarem bem macias.

Pesquisa: Dirceu Kommers
Site:www.tuasaude.com